Em minhas observações, na grande maioria das vezes, a DTM (disfunção temporomandibular) é decorrente da tensão que aplicamos na região quando estamos estressados e/ou ansiosos, e pressionamos os dentes sem perceber, seja quando estamos acordados seja quando estamos dormindo.
Mas também, em alguns casos, a DTM (disfunção temporomandibular) pode ser decorrente de bruxismo, má oclusão, depressão e deformidade facial.
Os sinais desta articulação não estar funcionamento bem são:
- dor de cabeça constante, bem como dor nos olhos e dor de ouvido;
- dor na cervical, no trapézio e até nas escápulas frequentemente;
- sentir estalos ao abrir e fechar a boca;
- dor ao abrir muito a boca;
- mandíbula que trava ou sai do lugar;
- flacidez muscular na região;
- mudanças no encaixe dos dentes;
- dentes que se quebram facilmente;
- acordar com os músculos da face doloridos.
Qual a função desta articulação?
Permitir abrir e fechar a boca, bem como o movimento da mandíbula para frente, para trás e para os lados. É considerada uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Tratamentos Convencionais
As formas convencionais e mais conhecidas de tratar a DTM (disfunção temporomandibular) são:
- placa de mordida;
- fisioterapia;
- artroscopia (procedimento pouco invasido através da videolaparoscopia);
- cirurgia
Tratamentos Alternativos
A busca por tratamentos alternativos para a ATM (articulação temporomandibular) ou DTM (disfunção temporomandibular) aumentou bastante nos últimos anos por conta do estresse do dia a dia. Por isto, as técnicas aplicadas aqui no Espaço foram aprimoradas e hoje ajudam muito as pessoas que desejam suavizar este local de tensão, bem como aprender a desenvolver a consciência corporal para evitar o surgimento de desconfortos.
As técnicas empregadas são:
- massagem facial para relaxar a muscular da face;
- exercícios para fortalecer a musculatura ou alongamentos para relaxar a musculatura;
- aplicação de técnicas energéticas como Reiki, Calatonia ou Relaxamento Sensorial para ajudar a tratar e equilibrar o fluxo energético na região;
- Florais do Dr. Bach para tratar e equilibrar as emoções;
- Acupuntura para tratar e equilibrar o fluxo energético na região.
A massagem facial propicia o relaxamento dos músculos da face, como também do músculo peitoral, da cervical e do trapézio, assim como do pescoço e ombros. Além de promover o descanso mental e emocional e que, muitas vezes, são estes os gatilhos para promover a tensão na região mandibular.
Também ajuda a diminuir a dor de cabeça, a dor no pescoço e cervical, e até dor de ouvido, bem como é indicada para quem tem bruxismo (ranger dos dentes enquanto dormimos).
As terapias energéticas como Reiki, Calatonia e Relaxamento Sensorial tem por objetivo ajudar a tratar os desequilíbrios energéticos através da diminuição do fluxo de energia na região, bem como nos chakras envolvidos com o transtorno, além de promover o relaxamento necessário para descansar a musculatura;
Os Florais do Dr Bach atuam na harmonização energética da mente, através das vibrações que a flores emitem sobre as questões emocionais que desencadeiam a tensão mandibular. É sabido que a manifestação de dores no corpo tem sua raiz nas emoções e em fatos vividos e experiências, normalmente, desagradáveis.
Acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que trata de buscar o equilíbrio energético corporal e mental, seja através das agulhas, das ventosas, das moxas, enfim, os recursos utilizados são variados para promover o bem estar e aliviar a dor.
Os exercícios e alongamentos são sempre necessários seja para o corpo seja para a face, por isto, aprender a aplicá-los é de suma importância para manter os músculos da região da mandíbula fortes, pois quanto mais tonificados menos a articulação será exigida.
Dicas para aliviar as dores da ATM (articulação temporomandibular) ou DTM (disfunção temporomandibular) em casa.
- calor morno e úmido na região, ou seja, uma bolsa de água quente enrolada numa toalha úmida por 10 minutos de cada lado do rosto ;
- alongamentos após o calor úmido;
- relaxar tomando uma chá de alface ou outro de sua preferência e ouvir uma música tranquila enquanto degusta o cházinho. Por que não se dar momentos de descanso?
- desenvolva um hobby, faça coisas que lhe agradem, que lhe deem prazer, que lhe relaxem e que você não pense em mais nada enquanto estiver envolvido com o que gosta.
Permita-se!
Cuide-se mais!
Quem mais gosta de você é você mesmo!
É totalmente possível!