É isto mesmo! Caminhar devagarinho, em ritmo lento, ajuda a ganhar tônus muscular e a perder peso. Isso acontece porque nesse movimento ocorre a diminuição da produção do hormônio responsável por estimular o apetite (leptina), além de ajudar a perder gordura abdominal por promover o aumento da substância que ativa no organismo a perda de gordura (catecolamina).
O resultado disso é que você pode ganhar uma barriguinha retinha, pernas modeladas e mais musculosas!
Vamos esclarecer: ritmos intensos fazem o hormônio do estresse (cortisol) elevar-se retirando proteína dos músculos, o que reduz a massa muscular. Porém, para que tudo o que foi dito tenha realmente efeito, a respiração é a chave: inspira-se pouco e solta-se o ar lentamente pela boca, concentrando a saída do ar no abdômen. Ou seja, o ciclo respiratório é o mesmo aplicado no Pilates.
Traduzindo em poucas palavras: a cada 3 passos, puxe o ar pelas narinas e solte pela boca, concentrando a saída do ar no abdômen. Dessa forma há um maior estímulo no músculo transverso, que sustenta a barriga, bem como a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar.