O alongamento é uma forma de informar ao músculo que ele sairá do momento de repouso, ou seja, iniciará um trabalho repetitivo ou de longa duração. Ele ajuda na prevenção de vários problemas, como tendinite, LER (lesão causada por esforço repetitivo), tensão muscular, rigidez e encurtamento muscular.

Profissionais que fazem uso de computador, motoristas, cabeleireiros, caixas de supermercado, dentistas ou qualquer outra atividade que exija movimentos ou posições fora do natural e repetidas, poderiam ter seus problemas em braços, ombros, pernas e coluna reduzidos se realizassem algumas rotinas de exercício antes de iniciarem sua jornada de trabalho.

Já os esportistas têm rendimento melhor em seu esforço físico e menos probabilidade de contraturas. Para cada tipo de atleta, há um alongamento específico, pois deve-se ter uma atenção maior aos músculos dos quais serão exigidas mais força, movimento e agilidade.

Como alongar?

O processo consiste em contrair o músculo antagonista, o que automaticamente estica a região que quer ser trabalhada, tornando o corpo mais flexível e elástico, evitando problemas como rompimento dos ligamentos, cãibras, dores musculares, etc.

O alongamento mais tradicional é o chamado estático. A pessoa afasta as inserções do músculo para alongar e se mantem na posição por volta de 20 segundos. Outros tipos de alongamentos podem ser feitos em repetições ou com a ajuda de contrações do músculo.

Antes de iniciar o alongamento, é aconselhado que haja um breve aquecimento do corpo para evitar rompimento ou lesão do músculo ou tendão. Uma caminhada leve ou mexer os membros suavemente já são suficientes.

Para iniciar o alongamento, a pessoa deve estar relaxada e sentir como se puxasse o músculo, com o cuidado de não forçar para não intensificar alguma lesão já existente. Caso a pessoa seja bastante flexível, deve ter um cuidado extra para não machucar os ligamentos e as cápsulas de articulações.

Após os alongamentos, também devem ser feitos alguns exercícios leves, como por exemplo, caminhada para limpar o ácido láctico e eventuais toxinas musculares.

Incluir essa prática de alguns minutos no seu dia a dia resultará em uma melhora significativa em seus movimentos corporais, te dando mais agilidade, disposição e uma consequente melhora em sua qualidade de vida. Comece hoje mesmo!